Processo de produção

O processo de produção começa com o design das peças e a sua modelação. Desde o início, penso no tipo de tecido mais adequado para a peça que estou a desenhar. No entanto, como muitas vezes utilizo tecidos deadstock, o processo é invertido, ou seja, apaixono-me por um tipo de tecido e, com base nas suas características, desenho a peça. Esta parte é muito importante, especialmente quando trabalhamos com tecidos tradicionais que são trabalhados à mão previamente, como é o caso do bogolán.

O processo de elaboração dos prototipos é acompanhado pela Dlab, um espaço onde continuo a minha formação. Depois, a produção é realizada no meu pequeno atelier.

Tecidos Deadstock

Estima-se que a produção têxtil produz anualmente 1.200 milhões de toneladas de CO2 e consome 79.000 milhões de metros cúbicos de água. Todos os anos, 85% dos tecidos acabam em aterros, gerando enormes quantidades de toxinas e gases de efeito estufa. Essa quantidade de tecido poderia cobrir a baía de Sydney a cada ano. Através da recuperação têxtil, evitamos a produção de novos tecidos, portanto, o impacto é menor. Aproximadamente 85% dos tecidos nas coleções da Ana Salguero Textil são de recuperação têxtil. Ou seja, são tecidos que outras marcas não utilizaram em suas coleções ou que não precisaram para continuar produzindo suas peças. Como uma empresa de impacto aliada, trabalhamos com a Recovo, por isso cada peça terá dados de impacto e você poderá saber a economia de água e kg de CO2 salvos. O restante dos tecidos são comprados de fornecedores locais em Portugal ou Espanha.

Envios

Como trabalhamos com edições limitadas e pequenas produções, nossas margens são baixas. Portanto, cobraremos uma taxa de envio calculada em nosso site.

Por questões de sustentabilidade, preferimos as opções de correio verde por meio da empresa KOIKI ou a DPD.  Embora seja verdade que as compras com um clique facilitaram as nossas vidas, também é verdade que estas compras aumentaram o tráfego e a poluição. O principal objetivo da Koiki é minimizar o impacto das compras online através da entrega consciente, livre de CO2 e responsável, para à cidade à sociedade.

A distribuição de última milha da Koiki é feita a pé, de bicicleta ou de veículo elétrico. Isto permite-nos poupar 0,29kg de CO2 por km percorrido, libertando a cidade da poluição e do ruído. As encomendas são entregues pelas pessoas do seu bairro. Comprando online, vai gerar emprego sustentável na sua cidade.